domingo, 24 de maio de 2009

Instalando o Oracle 10g XE no Windows

Não há muito "mistério" para se instalar o Oracle 10g XE no windows. Basta fazer o download e proceder a instalação como com qualquer outro aplicativo "for windows".

  • Primeiro passo: o download

Para fazer o download do Oracle 10g XE -- que daqui para frente passarei a chamá-lo de XE -- basta ir na página oficial do XE e escolher a versão para o windows.
Observe o botão [FREE DOWNLOAD] e logo abaixo dele os links para a página de download da versão linux e da versão windows do XE.

Uma vez na página de download, você aceita os termos de licenciamento e escolhe qual versão baixar. Vou fazer uma breve explicação do que você vai encontrar lá:

(Western European) X (Universal)

Algumas pessoas, por serem brasileiras, terminam quase sempre por optar a versão Universal do XE, simplesmente porque vêem escrito Brazili
an Portuguese em algum lugar da descrição das características desta versão. "Big mistake!"
Deveriam prestar mais atenção ao que está escrito antes: "with the Database Homepage user interface available in the following languages"!

O que isto significa? Bem, o XE tem uma interface de "administração" em HTML. E é justamente isto que está sendo dito: que a interface de administração em HTML irá apresentar os textos em português do Brasil. Mas todo o resto é igual, ou seja, a "engenharia" por trás do XE é a mesma, tanto na versão Western European quanto na Universal.

Mas, qual o problema? Bem, a própria Oracle recomenda que, se o idioma inglês não for um problema para você, opte pela versão Western European. Ocorre que esta é a versão "number one", a que eles desenvolvem, testam, blá-blá-blá, blá-blá-blá... Somente depois é que eles cuidam das traduções para outros idiomas e etc. Aí que entram alguns problemas de PÉSSIMA TRADUÇÃO e surgem na tela termos muitas vezes incompreensíveis.

Acho mais fácil procurar um dicionário de inglês e eu mesmo decidir qual a melhor tradução para um termo qualquer, do que confiar num "gringo" traduzindo para mim algo do inglês para o português!

Bem, agora que fiz minhas considerações, fica a critério de cada um qual versão baixar...

  • Segundo passo: a instalação
Sinceramente, não vou perder tempo nesta etapa! Basta você executar o arquivo que você baixou e seguir o passo-a-passo, aceitando todos as opções que são apresentadas. Não mude nenhuma opção!

Todavia, algumas observações:

Quando chegar na tela acima, tenha cuidado em escolher uma boa senha. Esta senha será a senha do usuário SYSTEM, o "semi-deus", aquele que pode fazer quase tudo, inclusive apagar todo o banco de dados! Então escolha uma senha "forte" e que você seja capaz de memorizar.

Veja também que, apesar de eu estar instalando a versão Western European, as mensagens aparecem em português! Tchããã! O install do XE é "inteligente" o bastante para detectar as configurações do windows e "saber" em que país se encontra!

Nesta tela, o cuidado que você deve ter é anotar ou memorizar as "portas" usadas pelo XE. A porta 1521 é a porta padrão do 'Listener'. Vamos explicar isto em outra oportunidade, não prexisa se preocupar com ela. Mas a porta para 'Listener HTTP' informada na tela (8080) pode variar, conforme o caso. Se você já estiver usando esta porta para outra coisa, o XE irá escolher outra. Então é importante ver no teu caso qual o número informado. Esta porta deverá ser informada quando você tentar conectar ao XE, via sua interface HTML.


Aqui estamos nós, na interface HTML do XE! Observe o endereço na barra de endereços do navegador: http://127.0.0.1:8080/apex/

Tá, tem muito mais coisas na barra de endereços do que escrevi, mas não importa! São coisas das "entranhas" do XE aquelas coisas a mais. Todo vez que você quiser acessar a interface HTML do XE, o endereço é http://127.0.0.1:8080/apex/

Note a porta 8080 informada logo após os dois pontos. Como falei, pode mudar se em teu SO esta porta já estiver em uso!

2 comentários:

  1. Cara, to tentando instalar aqui o XE mas ele n'ao conecta, da erro - Internet Explorer cannot display the webpage - oq pode ser???

    ResponderExcluir
  2. Se for a versão mais nova (11g XE) alguns procedimentos são diferentes. Neste caso, recomendo ler a documentação on-line:
    http://docs.oracle.com/cd/E17781_01/doc.112/e18644/setup_env.htm#CCHCCDEG

    Recomendo também a leitura de outros artigos deste Blog, especificamente a série "Troubleshooting XE", em junho/2009.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir