terça-feira, 26 de maio de 2009

AppEx - O "Easter egg" do XE - Parte I

Embutido no XE está uma poderosa ferramenta pouco compreendida e pouco utilizada, mesmo por aqueles que utilizam o XE como Banco de Dados.

Nesta postagem vou revelar alguns segredos e potencialidades do Application Express (apex) embutido No XE. Além de ser uma interface básica de gerenciamento do XE, o Apex é, ao mesmo tempo, um editor de aplicações para Web, como também o próprio servidor de aplicações para a Web!

Entrando no Appex

Para entrar no Apex, basta abrir um browser e digitar o endereço do Apex. O endereço do Apex é o endereço da máquina onde o XE está instalado : a porta de acesso / apex. Se você está estudando o XE, provavelmente ele está instalado em teu Desktop. Neste caso, ele é chamado de localhost, cujo endereço IP é o cabalístico 127.0.0.1. Então é só por o cursor na barra de endereços do browser e digitar:

http://127.0.0.1:8080/apex

Ao ser exibida a tela de login do Apex, digite o usuário e senha com o qual pretende conectar. Por enquanto, vamos usar o usuário SYSTEM.

A tela Home do Apex

Na tela principal do Apex (Home), você encontrará quatro botões enormes, através dos quais terá acesso à outras telas. Além disso, existe um painel de Links e o painel Usage Monitor.


No painel Usage Monitor, você poderá acompanhar o percentual de utilização dos recursos disponíveis no XE. Como sabem, o XE, por ser gratuito, tem suas limitações. E as principais são: seus arquivos de dados podem ter, "apenas", 4GB; utiliza apenas 1GB de RAM, mesmo que o sistema tenha mais que isto.

Apesar destas limitações, o XE pode e deve ser utilizado por pequenas e médias empresas. Mesmo sistemas com centenas, talvez milhares, de tabelas, milhões e milhões de registros, podem facilmente ser desenvolvidos usando o XE como plataforma de Banco de Dados. Acreditem!

Habilitando o usuário HR

Ao se instalar o XE, é criado automaticamente um "schema", que é usado como exemplo em toda a documentação da Oracle. Além disso, pode ser usado por você para fazer experiências, exercícios e "explorações" no universo do XE.

Para criar, excluir, habilitar ou desabilitar um usuário, via Apex, você acessa a opção Manage Users, clicando na seta para baixo ao lado direito do botão Administration e apontando Database Users.

Na tela que se abre, são listados todos os usuários. Clique no usuário HR, para que possamos "administrá-lo".


Observe cuidadosamente esta tela, pois ela começa a revelar algumas características ímpares do XE e de todos os Ssistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD) da Oracle Corp.

Numa postagem específica, irei explicar o real significado por trás do termo "Database Users". Por hora, vamos "habilitar" o usuário HR:

  1. Digite uma senha para HR e confirme-a;
  2. Mude o Account Status de Locked para Unlocked;
  3. Clique no botão Alter User.
Conectando com o usuário HR

Clique em Logout e depois em Login e entre agora com as "credencias" do usuário HR.


"Brincando" com o usuário HR

Fique à vontade para explorar o Apex, conectado como o usuário HR. Os bancos de dados Oracle são muito seguros. Nada do que você venha a fazer com o usuário HR, na sua configuração padrão, poderá causar algum "dano irreversível" ao banco de dados como um todo!

Vamos fazer um pequeno experimento: usar a tela de comandos SQL para listar as tabelas do usuário HR.
Selecione a opção Enter Command, clicando na seta do botão SQL e apontando SQL Commands.


Escreve o comando a seguir, depois clique no botão Run:

select *
from tab;

Será exibida no painel inferior (Results) e resultado deste comando. Você então verá uma lista com sete tabelas e uma view.

Nenhum comentário:

Postar um comentário